Receita de Halawi

Receita de Halawi


  • Essa sobremesa você encontra na Turquia, Ásia, Ucrânia, Rússia e todos os outros países que tiveram influência da cultura oriental nas suas culinárias. Dizem a origem do Halawi se da na antiga Pérsia no século V antes de Cristo. Um alimento rico em calorias e que dura bastante tempo sem precisar de refrigeração era levado pelos viajantes para as viagens longas e cansativas atravessando os desertos e mares. No oriente médio o Halawi é produzido à base de gergelim e na Ásia e na Rússia é mais comum encontrar o doce de sementes de girassol.

  • Categoria: Sobremesas
  • País de origem: Turquia
  • Tempo de preparo: 20 min.

Nossa receita para você

Ingredientes
  • 2 copos de sementes de girassol
  • 1 copo de nozes
  • 1 copo de açúcar
  • 1/2 copo de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de óleo de girassol
  • 1 pitada de sal

Passo 1

Coloca a farinha no forno preaquecido a 200C. Basta espalhar ela uniformemente sobre uma assadeira seca e colocar no forno. Deixa ela tostando por uns 8 minutos, no meio desse período tira a assadeira do forno e mexe um pouco a farinha, depois devolve ao forno.

Passo 2

Coloca o açúcar, o mel, o suco de limão e água numa panelinha. Coloca no fogo médio mexendo sempre. Depois de uns 7 minutos cozinhando desligue o fogo e deixe resfriar um pouco.

Passo 3

Coloca no forno as sementes de girassol e as nozes, deixe tostar por uns 8 minutos. Depois disso deixe resfriar um pouco e passe num moedor de alimentos tornando tudo uma farofa. Passe mais uma vez no moedor a farofa de nozes e sementes deixando ela mais homogênea ainda.

Passo 4

Misture a farofa de sementes com a farinha de trigo tostada. Adicione uma pitada de sal.

Passo 5

Passa mais uma vez a mistura no processador tornando a mais uniforme ainda.

Passo 6

Mistura a farofa de sementes com o óleo de girassol e o xarope de açúcar. Misture bem a massa até que fique bem uniforme. (Eu coloco o xarope aos poucos até obter uma consistência igual de uma massa de pão).

Passo 7

Coloca a massa numa vasilha de vidro, aperte com as mãos e depois com uma colher deixando a superfície bem lisa. Depois guarde na geladeira por aproximadamente 3 horas. Sirva com chá quente ou café fresquinho.

Receitas relacionadas

Receita de bolo de caneca com farinha de cocô

Receita de bolo de caneca com farinha de cocô

Esse bolinho é ótimo para ser feito no café da manhã! ele mata sua fome e mantem vocês saciado por um bom tempo. Como a farinha de cocô é r...
Receita de Panquecas fininhas para o café da manhã Blini

Receita de Panquecas fininhas para o café da manhã Blini

Amo essa receita, é prática e rápida e todos adoram. Você pode servir as panquecas com geleias, iogurte e mel. As crianças adoram e adultos ...
Receita de Sorvetão

Receita de Sorvetão

Essa sobremesa vai fazer sucesso na sua família e entre os amigos! Uma receita relativamente fácil de se fazer e prática, você não vai preci...

Comentários

Destaque da semana

Receita de Vitamina Matinal com mamão, maçã e mel

Receita de Vitamina Matinal com mamão, maçã e mel

Para dar energia ao seu corpo e vitaminas para aguentar a correria do dia-a-dia você pode fazer N receitas diferentes de vitaminas. Essa, no...